Os microvasos, varicosas ou microvarizes são um problema que pode causar bastante desconforto para quem sofre com eles, mas a boa notícia é que existem diversos tipos de tratamentos para os microvasos, entre eles o Procedimento Estético Injetável em Microvasos (PEIM).
Trata-se de um procedimento minimamente invasivo, não cirúrgico, indicado para pessoas que não possuem comorbidades ou patologias circulatórias e que desejam melhorar o aspecto estético da região acometida.

O procedimento consiste na aplicação de uma substância esclerosante que faz a “secagem” desse vasinho, interrompendo a circulação sanguínea no local. O resultado é o desaparecimento do microvaso e consequentemente a melhora da aparência e de alguns sintomas como dor e inchaço e também do aspecto estético.

Mas antes de falar do procedimento, vamos entender um pouco sobre o que são esses microvasos, como se formam e seus fatores.

quer ficar as pernas livres de vasinhos entao conheca

Microvasos

Os microvasos são vasos muito finos, de cor arroxeada e avermelhada, que são visíveis na superfície da pele principalmente em pessoas com a pele clara. São considerados micro vasos as veias que tem de 1 até 2 milímetros de diâmetro. Superior a 3 milímetros já são consideradas varizes. Que demandam outros cuidados e tratamentos.

Como se formam?

O surgimento dos microvasos pode estar associado a um refluxo de sangue que ocorre em veias mais profundas, este pode ser causado por algum problema nas válvulas cuja função é direcionar o sangue no sentido correto.

Alguns fatores externos e internos podem influenciar no aparecimento dos microvasos como idade, a predisposição genética, acomete mais frequentemente mulheres devido sua associação à fatores hormonais, uso de anticoncepcionais, gestações, obesidade, entre outros. Certos hábitos de vida também podem interferir, como trabalhar ou ficar muito tempo na mesma posição, em pé ou sentado e o sedentarismo

Sobre o procedimento

O PEIM é um procedimento simples, realizado em consultório e como já dito, feito apenas em pessoas que não possuem outras patologias circulatórias mais sérias e que desejam melhorar esteticamente a aparência das regiões. Além disso, o tratamento ainda alivia diversos sintomas e desconfortos como dor, queimação e inchaço, e ainda é uma forma de prevenir problemas maiores como o surgimento de varizes.

É um tratamento indicado para o outono e inverno, pois não pode haver exposição da região aos raios solares, fator prejudicial à recuperação da pele após as aplicações. Além disso, após o procedimento é comum ficar algumas manchas arroxeadas ou marcas, por isso é importante manter a região coberta e protegida do sol. Sendo um período onde se for necessário o uso de meias de compressão ele se torna mais confortável.

Como é feito?

O procedimento acontece através da injeção de uma substância esclerosante nos microvasos, como polidocanol e glicose hipertônica, sendo a segunda a mais comum. Essa substância seca o vasinho, resultando em cicatrizes que acabam por fazer o seu fechamento. O vasinho, uma vez que é fechado, desaparece e é reabsorvido no tecido local. Cada sessão normalmente resulta na remoção de 50% a 80% das veias tratadas.

Os vasinhos tratados voltam a aparecer?

Não, os microvasos tratados não voltam a aparecer. O que acontece, entretanto, é que novos “vasinhos” podem surgir. O tempo para que isso aconteça pode variar de pessoa para pessoa, dependendo dos cuidados do paciente e fatores de risco. O aparecimento de novos vasos acontece mais em pacientes com predisposição genética, mas ainda tendem a surgir em menor intensidade. Por isso, além dos cuidados do paciente, recomenda-se realizar sessões de manutenção após o protocolo.

Como evitar que novos vasinhos apareçam?

É importante que o paciente seja adepto aos bons hábitos saudáveis e pratique exercícios físicos. Evitar o excesso de peso, o uso de salto alto todos os dias, não fumar, não permanecer na mesma posição o dia todo, procure se movimentar sempre que possível, quando estiver em repouso deitar-se com as pernas elevadas para favorecer a circulação sanguínea.

Quantas sessões são necessárias?

O número de sessões pode variar de acordo com alguns fatores como a quantidade de vasinhos, o tamanho deles, a expectativa de melhora, resposta ao tratamento e tolerância à dor. Falando em dor, a sensibilidade costuma ser tolerável na grande maioria dos casos, na hora sente-se uma picada da agulha (que por sinal é bem fina!) e um leve ardor. Em média são indicadas entre 4 e 6 sessões para obter resultados satisfatórios. O intervalo entre as sessões é de 15 a 30 dias.

Cuidados pré e pós-procedimento

No dia anterior, deve-se evitar fazer a depilação ou usar cremes no local onde vai ser feito o tratamento, como também recomenda-se usar roupas confortáveis no dia da aplicação.

Logo após o procedimento podem ficar alguns hematomas devido à lesão causada no local e algumas casquinhas na entrada da agulha, as manchas e casquinhas tendem a melhorar em alguns dias. Após o procedimento, o paciente pode voltar para suas atividades normalmente. Não deve ficar deitado e quando em repouso manter as pernas levantadas, procurar caminhar ou se movimentar, evitar exercício físico por 24h, dependendo do tamanho dos vasos tratados ou de acordo com a indicação, deve ser usada uma meia de compressão elástica durante o dia, por pelo menos duas a três semanas e a exposição solar deve ser evitada por 30 dias após a aplicação ou pelo menos duas semanas.

Referência: https://bityli.com/VWtQZk

Roberta Amado: Estética Avançada, com Atendimento Home Care

Olá, tudo bem? Eu me chamo Roberta Amado e sou graduada no curso de farmácia há mais de 15 anos, além disso, conto com uma pós-graduação em Estética Avançada e Cosmetologia.

Meus anos de experiência e estudos oferecem a você todo o suporte necessário para a realização dos mais diferentes procedimentos estéticos com segurança, saúde e qualidade.

Como meu atendimento é home care, basta você entrar em contato comigo pelo telefone/WhatsApp (47) 99714-7288, que eu vou até você! Eu trabalho com os seguintes procedimentos: botox e preenchimento, terapias capilares, intradermoterapia, rejuvenescimento facial, microagulhamento, secagem de vasinhos, skinbooster, visagismo, rádio facial, emagrecimento com enzimas, ácido hialurônico e muito mais.

Precisa de ajuda?